É dia de Festa Junina

Saiba como surgiu essa tradição e aproveite para preparar um verdadeiro arraial em casa.

É dia de Festa Junina

As comemorações que acontecem no mês de junho, no Brasil, homenageiam três santos principais: Santo Antônio, São Pedro e São João Batista – este último tem no dia 24 de junho a sua comemoração.

Mas você sabe de quando data a tradição da festa junina? A resposta vem de antes da Idade Média, quando se celebrava o solstício de verão (no Hemisfério Norte) e de inverno (no Hemisfério Sul) , e também os deuses da fertilidade e da natureza.

Ao longo do tempo, a Igreja Católica assimilou esses cultos, atribuindo-lhes um caráter religioso.

No Brasil, vem do período colonial a introdução das celebrações juninas pelos portugueses, que com o tempo absorveu fortes influências das culturas indígenas e africanas, dando grande destaque às chamadas festas caipiras, típicas da região Nordeste do país.

Com isso, vieram as celebrações em volta da fogueira, as bandeirinhas, as comidas e bebidas típicas – paçoca, milho verde, pé de moleque, pipoca, quentão, vinho quente – e músicas. Atualmente, Campina Grande, na Paraíba, honra o título de maior festa de São João do mundo.

Este ano, as comemorações juninas serão diferentes: a festa será em casa. Encontre todos esses acessórios para decorar a sua casa e degustar essas iguarias típicas em um dos nossos parceiros, como o MagazineLuiza.com.br, e acumule pontos. Lembre-se de realizar a compra via site da parceria. 🙂

  • fique em casa
  • indoor
  • pontos
  • pontos latam pass