Viaje pelos sabores de Portugal sem sair de casa e comemore o Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Sinta os sabores de Lisboa e Porto na sua casa e confira dicas para sua próxima viagem gastronômica às cidades lusitanas.

Viaje pelos sabores de Portugal sem sair de casa e comemore o Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Quando pensamos em pratos típicos portugueses, é quase instantâneo lembrarmos de mesa farta e momentos gostosos, né? O bom é que podemos reviver o sabor das memórias e viajar pelos sabores de Portugal sem sair de casa.

Aproveitamos o Dia da Comunidade Luso-Brasileira para estreitar ainda mais nossos laços com o país ensinando duas receitas típicas de Porto e Lisboa. Assim, você já pode planejar e sentir o gostinho da sua próxima viagem, quando tudo se normalizar.

Para aquecer, caldo verde. E um bom vinho português para acompanhar.
Hora de preparar sua refeição enquanto degusta um vinho português. Como o friozinho já está chegando por aqui, escolhemos uma receita de caldo verde muito consumida no Porto, que rendeu até homenagens de Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Em Portugal, a sopa é servida como prato principal, mas você também pode consumi-la sem as batatas, como entrada.

  • Caldo verde – 6 porções

Ingredientes:

1 kg de batatas descascadas

1,5 litro de água

1 cebola média cortada em 4

2 dentes de alho em metades

¾ de xícara (chá) de azeite de oliva (150 ml)

Sal

12 fatias de linguiça portuguesa

250 g de couve-manteiga fatiada fininho

Modo de preparo:

Leve as batatas com água, cebola, alho, metade do azeite e sal a gosto ao fogo médio até amaciar. Deixe amornar e bata no liquidificador. Leve de volta ao fogo médio e acrescente o restante do azeite e a linguiça. Quando começar a engrossar, aumente o fogo, junte a couve e deixe por mais 10 minutos. Sirva com pão.

Curtiu? Aproveite para provar a original em sua próxima viagem ao Porto, uma das cidades mais antigas da Europa e que combina perfeitamente o antigo com o contemporâneo. Quem sabe você não gosta tanto da sopa que se inspira para escrever sobre sua experiência também?

Para não precisar sair de casa, você pode comprar online com nossos parceiros usando seu cartão de crédito e ainda garantir pontos em sua conta LATAM Pass! Confira os vinhos portugueses na LLStore.

O clássico pastel de nata para finalizar.
Se a refeição terminasse com uma bela taça de vinho do porto, já estaria ótimo. Mas temos mais uma receita deliciosa: o clássico pastel de nata, ou pastel de belém, um dos mais tradicionais itens da cozinha portuguesa e símbolo da culinária de Lisboa. Vai resistir?

  • Pastel de nata (Belém) – 11 porções

Ingredientes:

1 litro de leite

500 gramas de açúcar refinado (3 xícaras mais 2 colheres de sopa)

100 gramas de farinha de trigo

casca de 1/2 limão

2 unidades de canela em pau

2 unidades de ovo

10 unidades de gema de ovo

1 colher de chá de extrato de baunilha

500 gramas de massa folhada

Modo de preparo:

Misture num pote o açúcar com a farinha. Ferva o leite, a casca do limão e os paus de canela. Desligue o fogo e retire a casca de limão e a canela. Junte ao leite a mistura de farinha com açúcar e mexa com um fouet. Deixe a mistura esfriar por 10 minutos. Acrescente os ovos, a baunilha e misture bem. Enrole a massa folhada descongelada e corte em cilindros de 3 cm cada. Coloque os cilindros em cada fôrma e abra a massa com os dedos. Preencha as formas com o recheio. Asse em forno bem alto, a 240 ºC, por 15 minutos, ou até a superfície dos pastéis ficar dourada. Caso seu forno não esquente muito, use um maçarico para dar cor à superfície do pastel.

Assim que puder viajar com tranquilidade, não deixe de visitar as origens do quitute original. A 30 minutos de ônibus de Lisboa está Belém, onde fica o Mosteiro dos Jerónimos, um monastério de arquitetura marcante onde foi inventado o pastel de belém.

Lembre-se de deixar alguns pastéis para acompanhar seu cafezinho durante a semana, hein? Seu home office agradece.

Precisa de utensílios para preparar seu doce? Compre online de nossos parceiros usando seu cartão de crédito: assim, você acumula pontos em sua conta LATAM Pass sem sair de casa.

Inspirou-se com as nossas receitas? Aproveite para sentir os sabores de Portugal na sua casa revivendo suas memórias mais gostosas. Quando tudo isso passar, resgate seus pontos LATAM Pass para criar novas memórias em suas próximas viagens.

[Referências – Receitas]

Caldo verde
https://anamariabraga.globo.com/receita/caldo-verde-0001/

Pastel de nata
https://www.anamariabrogui.com.br/receita/pastel-de-nata-ou-pastel-de-belem-84271

  • fique em casa
  • gastronomia
  • Lisboa
  • pontos
  • pontos latam pass
  • Porto
  • Portugal
  • Receitas