Mascate leva você a uma viagem pela cultura omanita
Município oferece profundo conhecimento das tradições locais
Localizada na capital de Omã, na costa sudeste da Península Arábica, Mascate não foi projetada para ser polo de viajantes, mas suas riquezas não passam despercebidas, principalmente por turistas que estão em viagem por regiões próximas, como Dubai. Quando chegam, se encantam e percebem que estender o roteiro vale a pena.
O turista de primeira viagem pode achar curioso que em Mascate grande parte das casas é pintada de branco ou bege, mas não é coincidência, e sim o cumprimento de uma lei local, que deixa a cidade ainda mais bonita. O turismo tem sido muito importante para a cidade.
Em decorrência desse processo, o que chama atenção são os mercados que reúnem alimentos, vestimentas, antiguidade, joias e objetos variados. O Muttrah Souq é um dos mais tradicionais e possui centenas de lojas. A dica é pechinchar e garantir algumas ou muitas lembrancinhas.
Se tratando de uma região banhada pelo Oceano Índico, os passeios se estendem a praias paradisíacas. A Qantab Beach é uma das mais famosas por possuir mar de águas calmas e limpas em meio à paisagem formada por montanhas e dunas, um verdadeiro oásis no meio do deserto.
Quando estiver em Mascate, é bom organizar um pequeno roteiro, pois a caminhada promete ser boa, afinal, a cidade oferece muitas opções de passeios. Você pode conhecer a imponente mesquita do Sultão Qaboos, uma das mais lindas da região e do mundo. Além da belíssima fachada luminosa, o turista encontrará o curioso tapete persa, que cobre o chão da sala de orações, um dos maiores do mundo.
A obra levou mais de seis anos para ficar pronta. No centro da cidade, está o Palácio Al Alam, do sultão Qaboos, e defronte dele o Museu Nacional de Omã, com rica arquitetura e importante registro da vida cultural da região. Também dê uma pausa e desfrute da boa gastronomia omanita.
O município é atendido pelo Aeroporto de Seeb (MCT).